sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A VERGONHA DO TRANSPORTE PÚBLICO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

A população do Estado do Rio de Janeiro já não aguenta mais a situação do transporte público. Os problemas estão generalizados, nos trens, metrô ou nos ônibus, os cidadãos além dos problemas corriqueiros, como calor, superlotação e demora, ainda estão tendo que suportar os problemas operacionais das concessionárias.
Nesta quinta-feira (09/02/2012) um problema num trem da SuperVia provocou revolta dos passageiros e quebra-quebra em estações, entre elas a Central do Brasil. O ramal de Deodoro chegou a ser paralisado. Uma composição seguia de Queimados para a Central do Brasil quando precisou parar. Os passageiros tiveram que saltar nas proximidades da estação Sampaio, no ramal de Deodoro. Revoltados, muitos ocuparam a linha férrea, começaram a jogar pedras e impediram a passagem de outros trens dos ramais de Deodoro, Japeri e Santa Cruz. Com a paralisação, as estações ficaram lotadas e houve tumultos em vários pontos do ramal ferroviário. Então, os passageiros pediram o dinheiro de volta, o que não foi aceito pela SuperVia. 
A Polícia Militar deslocou agentes para o local e houve choque entre passageiros e PMs na Estação Central do Brasil.
O confronto na Central começou por volta das 9h entre cerca de 50 homens da PM do 5º BPM e do Batalhão de Choque e dezenas de passageiros. A polícia usou gás lacrimogêneo, gás de pimenta e armas de choque não letais. De acordo com o capitão Isaías André, não houve alternativa para conter o que ele chamou de multidão.

Mas os problemas não são exclusividade dos passageiros dos trens. Na manhã de segunda-feira (06/02/2012), uma pane no sistema de sinalização da Linha 2 do metrô provocou o fechamento de 11 das 26 estações da Linha 2, entre Pavuna e Del Castilho, e deixou milhares de passageiros a pé, entre 7h e 8h. Segundo a concessionária Metrô Rio, o problema foi causado por três furtos de 390 metros de cabos da companhia, ocorridos entre a noite de sexta-feira e a manhã de ontem, como se não bastasse para agravar a situação, uma composição que ia para Botafogo parou de funcionar, por volta de 9h40m, em Del Castilho. Os usuários tiveram de desembarcar, e um trem vazio foi mandado para o local. O problema causou atrasos no sistema, deixando muitos passageiros desorientados. Os pontos de ônibus próximos às estações ficaram lotados, assim como os coletivos que seguiam em direção ao Centro.

A população encontra-se submetida a um serviço de péssima qualidade, relativamente caro, sendo transportada em condições sub humanas e as concessionárias permanecem sem qualquer punição ou obrigatoriedade de resolver pelo menos parte dos problemas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro informou que 30 novos trens chineses, com ar condicionado, comprados pelo governo fluminense, começarão a operar até setembro deste ano. Segundo o Governo do Estado, estão sendo investidos R$ 2,4 bilhões na compra de 120 trens, na  reforma de 73 e na melhoria das 98 estações ferroviárias. De acordo com a secretaria, já foi aberta a licitação para a compra de mais 60 trens.

Vamos fiscalizar, cobrar a aplicação desses recursos, pois afinal é o dinheiro do povo que vai ser usado! 

Fonte: 
http://oglobo.globo.com
          http://extra.globo.com
          http://www.jb.com.br