quinta-feira, 8 de março de 2012

FICHA LIMPA, BARRADOS NO BAILE!

A aprovação do projeto Ficha Limpa é oriundo da pressão popular, reflete a indignação da sociedade, significa um avanço no amadurecimento das instituições brasileiras e ética na política. É inaceitável que pessoas com vida pregressa reprovável se candidatem a representar a sociedade brasileira, pois não são dignas de exercer um mandato popular e representar o interesse social.

O PTC,  antecedendo a Lei da Ficha Limpa em seu artigo estatutário n. 49 parágrafo único, já fazia jus aos anseios da sociedade brasileira: "Os filiados do PTC que tenham sido condenados em Segunda Instância em processo criminal, não terão  direito à legenda para concorrer a cargo eletivo".
Conforme levantamento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) apontou que, dos 2.527 candidatos a deputados estadual e federal, governador e senador no estado nas eleições de 2010, 949, o equivalente a 38%, tiveram as contas de campanha rejeitadas. Além disso, outros 541 não prestaram informações sobre a contabilidade ao tribunal. 
A soma (1.490) representa 59% do total de políticos fluminenses que disputaram o pleito naquele ano. Alguns deles são pré-candidatos a prefeito ou a vereador em outubro. Com isso, eles correm o risco de ser barrados. Decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da última quinta-feira condiciona os registros de candidaturas para este ano à aprovação das contas relativas a 2010. Quem também deixou de enviar os números ao TRE-RJ estará impedido de concorrer, como já previa a regra anterior. 


(fonte: oglobo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário