quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Falta de política pública preventiva!

Governo gasta oito vezes mais em
reconstrução do que em prevenção



Todo começo de ano é a mesma coisa. As chuvas caem e levam consigo casas e vidas que poderiam ser poupados se o governo alterasse a política de prevenção a desastres. Nos últimos oito anos, foram efetivamente investidos apenas R$ 695 milhões em ações de preparação, enquanto os gastos com a reconstrução de áreas atingidas ficaram em R$ 5,8 bilhões – valor quase 8,5 vezes superior.

Cidades do interior sofrem com a chuva
Cidades como Santo Antônio de Pádua, cidades do Noroeste também sofrem com os problemas causados pela chuva e cheia dos rios. Em Laje do Muriaé, segundo a prefeitura, o número de desalojados chega a 2.500 pessoas.
Outras cidades também foram afetadas. A Defesa Civil informou que está monitorando permanentemente os seguintes municípios: Nova Friburgo, Laje de Muriaé, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, Natividade, Campos, Duque de Caxias, São João de Meriti, Petrópolis, Macaé, Santo Antônio de Pádua e Paty do Alferes.
Cinco mil desalojados em Itaperuna 
Em Itaperuna, a prefeitura calcula que 5 mil pessoas estão desalojadas no município e outras 60 estão desabrigadas. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, capitão Joelson Oliveira, a água subiu 1, 3 m do limite no Rio Muriaé. Os acessos à cidade estão fechados por causa cheia, segundo Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário